Seminario de Gestão da UMES defini ações concretas para o ano de 2010.
Betania Souto, Rafael Leal e Warley. Debate sobre Movimento estudantil
Educação.
Após a realização do debate sobre o calendário escolar de 2010 a UMES-Betim, no mesmo local, realizou seu seminário de gestão de 2010 de onde sairam ações concretas para 2010. O seminário iniciou-se com um debate sobre Movimento Estudantil e Educação. Os trabalhos foram coordenados por Rafael Leal, presidente da UMES - Betim, que contou também com a participação de Betania Souto, Ex-presidente 2007-2009 da UMES - Betim, e Warley, Diretor de Comunicação da UCMG e Presidente da UMES-Contagem. Os três deixaram bem claro a importância do Movimento estudantil para as melhorias na educação. "Só para ilustrar a cidade de Betim tem o maior PIB percapto do estado mas 60% das famílias da cidade ganham só até 3 salários e apensa 1/12 da riqueza de Betim fica na mão dos Betinenses e isto com certeza é espelho de uma educação de péssima qualidade. Cabe a nos estudantes conscientes cobrar de forma consequente das autoridades um ensino publico gratuito e de qualidade" disse Rafael aos Estudantes. Warley ressaltou a importância da mobilização estudantil e da força dos estudantes.
Logo após o rico debate sobre Movimento Estudantil com participações dos estudantes presentes, a direção executiva da UMES-Betim apresentou as proposta para o ano de 2010 para que junto com os estudantes construir todo planejamento. João Victor, tesoureiro da UMES, falou sobre importância dos estudantes terem um norte para eleições de 2010. "A UMES - Betim deve realizar debates em cada escola e conscientizar a massa estudantil para que o estudante nas eleições possam escolher um projeto mais progressista que pensa mais em investimentos na educação" completou João. Rodrigo, Diretor de Comunicação da UMES, e Antonieta, Secretaria Geral da UMES-Betim, deixaram bem claro que a criação de grêmios é indispensavel nesta gestão, "o grêmio é base do movimento estudante, e sem base nada se constrói" resumiu Rodrigo. Rafael enfatizou que a UMES deve dialogar e agregar todos estudantes para que a entidade volte a ser reconhecida pelos estudantes e volte a ser de massa como sempre foi.
Além da criação de Grêmios e o feitio das carteirinhas saíram diversas ações da UMES em 2010. Aquisição de uma sede, Caravana de Cultura, Torneio intergrêmios de Esportes, Campanha de Conscientização Ambiental, Jornada de Lutas em Março pelo aumento do Passe livre e Creduc (Credito Educativo), encontro de Grêmios em Junho, campanha a UMES é massa, se liga 16 foram algumas ações de destaque do Seminário. Segundo Rafael "existe a necessidade da entidade realizar um primeiro semestre com muitas atividades de massa dentro das escolas, como torneio esportivo e a caravana, para consolidarmos o nome da UMES e dos grêmios estudantis para que no segundo semestre consigamos fazer atividade de massa nas ruas e reinvidicar nossas maiores bandeiras".
Nenhum comentário:
Postar um comentário